Artrite é a inflamação em uma ou mais articulações, que são as "juntas" entre dois ossos.
A artrite é uma inflamação na cartilagem que protege as articulações. No processo de envelhecimento natural essa cartilagem que evita o atrito ente os ossos do cotovelo, joelho, ombro, dedos, punho ou quadril, se deteriora causando dor, desconforto e dificuldade de movimento. A artrite pode ser causada por um traumatismo, excesso de peso, alimentação, desgaste natural da articulação ou devido a uma alteração no sistema imune de indivíduos pré-dispostos a tal. Ela pode ser classificada como artrite reumatoide, artrite séptica, artrite psoriática, artrite gotosa (gota) ou artrite reativa, dependendo da sua causa.
Seu principal sintoma é a dificuldade em realizar os movimentos com a articulação afetada pela manhã, uma situação que melhora por si só após 15 minutos, aproximadamente dor nas articulações afetadas, inchaço nas articulações afetadas, vermelhidão na articulação afetada, leve aumento da temperatura na região afetada, dificuldade em realizar movimentos com o membro afetado, deformidade nas articulações afetadas, numa fase mais avançada da doença, dificuldade em iniciar o movimento com a articulação afetada, rigidez matinal que pode perdurar de 15 minutos a 2 horas, no caso da artrite reumatoide
Estes sintomas podem surgir em indivíduos de qualquer idade, inclusive crianças, e é muito comum que mais de uma articulação seja afetada ao mesmo tempo. A artrite é uma das doenças inflamatórias crônicas mais comuns em mulheres, obesos e em indivíduos com mais de 70 anos de idade. No entanto, alguns tipos são mais comuns em homens, como é o caso da artrite gotosa, por exemplo.
DIAGNÓSTICO
Para diagnosticar a artrite, o médico ortopedista ou fisioterapeuta poderá, além de observar os sinais clínicos da doença, como a deformidade articular, as características inflamatórias e ouvir as queixas do paciente, pedir um exame de raio-x para comprovar o inchaço local e a deformidade articular. Em alguns casos, a avaliação laboratorial do fator reumatoide pode ser útil, mas nem sempre é necessária. Para o diagnóstico da artrite séptica a punção do líquido sinovial da articulação afetada é indispensável.
TRATAMENTOS
O tratamento para a artrite visa basicamente aliviar os sintomas da doença e melhorar sua função, porque o desgaste articular não pode ser totalmente revertido. Para tal, pode-se recorrer a medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e imunossupressores e mudanças no estilo de vida, onde preconiza-se evitar esforços físicos.
Quando o indivíduo queixar-se de dor e de dificuldade nos movimentos, recomenda-se a fisioterapia e. nos casos mais graves, pode ser necessária uma infiltração com corticoides na articulação para um efeito analgésico e anti-inflamatório imediato. A prática de exercícios como natação, hidroginástica e Pilates também é indicada, pois ajudam no combate à inflamação e no fortalecimento muscular.
Contudo, se o médico achar que a articulação está muito desgastada e se não houver outros inconvenientes, ele poderá sugerir que se faça uma cirurgia para a colocação de uma prótese no local da articulação afetada. Uma das articulações que mais têm indicação cirúrgica é a do quadril e, em seguida, a do joelho.
FISIOTERAPIA PARA ARTRITE
A fisioterapia pode em muito ajudar o paciente com artrite. Através do tratamento fisioterapêutico, a inflamação poderá diminuir e será mais fácil realizar os movimentos. Poderão ser utilizados recursos anti-inflamatórios, analgésicos e exercícios de alongamento muscular e de mobilização articular para preservar os movimentos da articulação e evitar que novas deformidades se instalem.
A fisioterapia deve ser realizada no mínimo 3 vezes por semana, até a completa remissão dos sintomas da artrite. Cabe ao fisioterapeuta decidir que recursos usará para tratar esta doença.
TRATAMENTO NATURAL
Um ótimo tratamento natural para complementar o tratamento habitual da artrite é tomar chás e infusões de plantas medicinais, como, por exemplo, o gengibre e o açafrão.
O consumo de pimenta cayenna e de orégano diariamente também atua como um poderoso anti-inflamatório natural, assim como massagear os locais afetados com óleo essencial de lavanda ou de unha-de-gato.
Atenção: o tratamento natural não exclui o tratamento medicamentoso e fisioterapêutico da artrite, ele somente contribui para um resultado mais rápido e mais satisfatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário