A osteoartrite ou artrose é uma doença que afeta articulações como as ancas, os joelhos e a coluna. Também é conhecida como artrite degenerativa. A osteoartrite ocorre quanto a cartilagem das articulações fica danificada e gasta, causando rigidez, dores e perda de movimentos na articulação afetada. Normalmente a osteoartrite afeta as pessoas com mais de 50 anos, sendo mais comum nas mulheres do que nos homens. No entanto, os mais jovens também podem ser afetados, em alguns casos como resultado de lesões ou outros problemas nas articulações. Dizer que a osteoartrite é sempre crítica e debilitante é uma ideia errada comum. Muitas pessoas mais velhas que têm este problema apenas sentem sintomas ligeiros que não pioram. No entanto, em alguns casos, a osteoartrite pode ser mais grave, sobretudo se uma ou duas articulações estiverem bastante afetadas. Não há cura para a osteoartrite, mas os sintomas podem ser aliviados com alguns tratamentos.
SINTOMAS
Os principais sintomas da osteoartrite são rigidez, dor e dificuldade em movimentar as articulações afetadas. No entanto, poderá até não sentir qualquer sintoma. Poderá ter sintomas de osteoartrite em várias articulações ou apenas numa ou duas. Também é possível que os sintomas da osteoartrite sejam intermitentes. Outros sintomas podem incluir o aumento do volume articular, capacidade de movimentação limitada (se as articulações da anca ou do joelho estiverem afetadas) e inflamação (inchaço) nas articulações afetadas. Se tiver osteoartrite, poderá sentir as articulações inflamadas (inchadas). Isto é um sintoma comum, mas deve consultar o seu médico de família se alguma das articulações ficar demasiado inchada ou dilatada, pois poderá dever-se a outra forma de artrite. Tem uma maior probabilidade de desenvolver osteoartrite nas articulações das ancas, dos joelhos, da zona lombar da coluna e das mãos (sobretudo as articulações dos dedos).
CAUSAS
A osteoartrite ocorre quando a cartilagem, que permite o movimento suave das articulações, fica gasta e irregular, causando rigidez e dores na articulação afetada. A causa exata da osteoartrite não é totalmente entendida, embora vários factores possam contribuir para o desenvolvimento desta doença. Por exemplo, a osteoartrite é comum em pessoas com mais de 50 anos, e torna-se mais comum com a idade. Um tipo de osteoartrite também pode ser genético. Este tipo tende a afetar as mãos, sobretudo em mulheres após a menopausa. A maioria dos outros tipos de osteoartrite não é genético, embora algumas pessoas sejam naturalmente mais susceptíveis à doença. As pesquisas feitas à osteoartrite mostram que a obesidade exerce uma pressão adicional sobre as articulações, sobretudo nos joelhos e nas ancas. A osteoartrite também pode ser pior em pessoas obesas. A osteoartrite pode desenvolver-se numa articulação que tenha sido danificada por uma lesão, por uma operação ou por outros problemas
DIAGNÓSTICO
Consulte o seu médico de família se achar que pode ter osteoartrite. Vão-lhe perguntar sobre os seus sintomas e executar um exame às articulações e aos músculos. Para confirmar o diagnóstico de osteoartrite, poderá precisar de fazer um raio-X às articulações afetadas. O raio-X utiliza radiação de energia alta para produzir uma imagem do interior do corpo, e pode mostrar até que ponto a sua doença está avançada. O raio-X pode mostrar a perda ou danos na cartilagem, danos nos ossos e osteófitos (formações ósseas causadas pela osteoartrite). No entanto, o raio-X poderá não conseguir mostrar a osteoartrite nas suas fases iniciais. Se o seu médico de família achar que os sintomas se devem a uma forma diferente de artrite, como a artrite reumatoide, também necessitará de fazer análises ao sangue.
TRATAMENTOS
Se a osteoartrite for ligeira ou moderada, poderá não necessitar de tratamento. No entanto, existem vários medicamentos, tratamentos e dispositivos que podem facilitar a vida das pessoas com osteoartrite. Muitas pessoas tomam analgésicos para a osteoartrite. Se o paracetamol e géis analgésicos não conseguirem controlar a sua dor, o médico de família poderá receitar analgésicos mais fortes, como o co-codamol ou o co-didramol. Também poderá levar injeções intra-articulares, com as quais se infecta o medicamento que reduz o inchaço e a dor na articulação. O seu médico de família também poderá receitar compressas especiais frias ou quentes para as articulações. A estimulação eléctrica nervosa transcutânea é um tipo de fisioterapia para a osteoartrite que alivia a dor e os sintomas. Funciona entorpecendo as pontas dos nervos da espinal medula que controlam a dor, para que deixe de a sentir. Se tiver dificuldade em movimentar-se para efetuar as tarefas diárias, existem muitos dispositivos que podem ajudar, como calçado ou solas especiais, auxiliares de marcha e adaptadores para torneiras.
CIRURGIA
A cirurgia para a osteoartrite é necessária em poucos casos. Poderá ter de o fazer no caso de os outros tratamentos não serem eficazes, ou se uma das articulações estiver bastante danificada. Existem vários tipos de cirurgia para a osteoartrite. Poderá ser operado para alisar as superfícies das articulações, ou para restaurar a cartilagem (artroscopia), ou ainda para substituir toda a articulação (artroplastia) ou executar uma fusão óssea (artrodese). A artroplastia é efetuada mais frequentemente para substituir a anca e o joelho. O cirurgião retira a articulação afetada e substitui-a por uma artificial, feita de plásticos especiais e metal (próteses). Se não puder fazer uma artroplastia, o cirurgião poderá sugerir uma artrodese, que fusa o osso numa posição permanente. Isto significa que a articulação ficará mais forte e muito menos dolorosa, embora não a possa mais mexer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário